quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Férias 2009/1

Bem caros amigos, o que posso dizer sobre a primeira etapa de férias deste maravilhoso ano de 2009? É! Não existe coisa melhor, no mundo coorporativo, do que dividir os únicos trinta dias anuais de descanso por três. Imaginem se o resultado dessa equação for dez podendo se transformar, com um pouco de paciência e observância, em partes isoladas de doze, quinze, dezessete e até dezenove dias? Penso que que no final do exercício vigente poder-se-á gozar bem mais que os trintinha de direito. E o melhor, tudo dentro da mais profunda legalidade.
Bem, o que posso comentar é quão bom foi essa primeiríssima etapa de férias de 2009 rumo à Bahia.


Porto Seguro


É fantástico chegar no berço do Brasil no qual é conhecido internacionalmente como o Esquina do Mundo.
Esse inigualável lugar nasceu por volta de 1539 e mforma de vilarejo próximo a uma igreja. A sua história carrega mistérios tão fascinantes que podemos sentir. E por que não enxergar? Ao transitarmos em suas ruas, que por sinal, em boa parte delas ainda calçadas por paralelepípedos.
O fascínio de viver a todo momento a sensação do descobrimento do nosso país. No entanto isso tudo jamais poderia acontecer se não houvesse registro desse acontecimento em livros e nos arquivos humanos, sempre prontos para explicar de forma clara, descontraída e objetiva o que levamos talvez meses para aprender na sala de aula.
Encontramos um abençoado baiano, guia de turismo credenciado pela prefeitura da região chamado BISPO, que teve a maior dedicação em caminhar nas ruas da Cidade História de Porto Seguro. É cada coisa interessante que dar vontade de nunca mais sair daquela terra regada de dendê e côco verde. Uma coisa que marcou muito foi ter aprendido sobre a expressão: "Sem eira nem beira". Como a região é repleta de arquitetura da época, intácta, tivemos o privilégio de aprender sobre as casas dos Grandes Senhores, dos Senhores de Classe Média e os apenas Senhores. Para os grandes as suas residências eram diferenciadas pelas Eira, Beira e Tribeira, onde Eira significa o dinheiro, Beira a cultura e Tribeira o poder. Aoartir daí nem precisa comentar o restante. Para que nunca foi, recomendo. Após muito sacrifício em ter que deixar o aconchego da região dirigimo-nos, eu e a minha digníssima baixinha, rumo à Ilha de Vera Cruz, mais precisamente ao lugarejo conhecido como "Mar Grande".


Mar Grande

Descrever este lugar é muito fácil. Terra de águas límpidas, e mornas, possui uma vasta tranquilidade protejida por uma franja de recifes de coral, o que oferece segurança e conforto aos que buscam descanso. A infra-estrutura de pousadas, restaurantes e serviços é outro fator bastante relevante da região.

Próximo a praia de Mar Grande há uma outra ponta da ilha conhecida como Gameleira, onde pode-se observar ruínas da antiga Igreja de Santo Antônio de Velásquez, construída no nos meados do século XVII. Como a Bahia é, por mim considerada, a terra mais cultural do país, ela ainda guarda sua beleza, mesmo em ruínas, dentre outras como: a Antiga Ponte onde atracavam os Navios a Vapor e o Moinho de Ventos das Mercês. O curioso é que Mar Grande está tão próximo da Capital Baiana que pode ser avistada sem maiores esforços.

Porem o acesso mais rápido da ilha à cidade de Salvador é feito apenas por transporte Marítimo. De Mar Grande saem lanchas constantemente para passageiros sem condução própria. No caso de ter chegado à ilha via rodovia, como foi o nosso caso, há o meio de transporte conhecido como Ferry Boat que tem uma duração de aproximadamente cinquenta minutos a atravessia.

Chegando a Salvador, não dá para esquecer daquela música: ...Ô Bahia, Bahia que não me sai do pensamento...(trecho da música Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso).

Salvador
Imagens adquiridas de: www.institutomauriciodenassau.com.br/blog/numeros-da-bahia

Conhecida como a primeira capital do Brasil, a cidade se tornou um dos lugares mais movimentados na alta estação, ou melhor, o ano inteiro. Quem nunca ouviu falar em Salvador? Penso que todos os baianos deveriam conhecer a Grande Metrópole Baiana. Digo isso por saber que nem tos que vivem nas extremidades da capital já foram vê-la de perto.

A belíssima cidade pode ser chamada de muitos nomes inclusive Baía de Todos os Santos. ... Personagens ilutres viveram na capital e alcançaram destaques jamais almeijados por simples mortais e ganharam reconhecimento internacional. Não digo apenas na música, mas na arte em geral. Citar a Bahia é fácil. Carmen Miranda, uma Portuguesa que virou sinônimo de brasilidade e carioquisse no âmbito artístico internacional, retratou essa Pátria como nenhum outro e cantou diversas canções nas quais retravam o que tem de mais belo no solo brasileiro. Porem o destaque foi o grande sucesso de Dorival Caymmi na voz da Pequena Notável "O que que a baiana tem". Sem falar das iguarias apreciadas por todos que vizitam o berço da pátria brasileira, Salvador em tempos modernos tem muito mais a oferecer que as grande festas conhecidas e admiradas por todo o mundo.

Como toda cidade de grande porte, ela tambem tem seus problemas que afetam diretamente o povo solteropolitano. Ah! E por falar em SOLTEROPOLITANO, alguem sabe como surgiu o termo? Bem, não faz mal. O gentílico surgiu da tradução da cidade grega chamada Soterópolis que significa cidade do salvador. Que chique senhores (frase pratica com frequência pelo guia de Porto Seguro). Não poderia ser diferente. Tudo que existe de eterno no mundo vem do grego. Será que Salvador pode ser considerada uma ciência? Penso que sim. Nasci, cresci, estudei, caminhei pelas suas ruas e becos admirando-a sempre até os vinte e oito anos e sempre que retorno é sempre um mistério. Parece que nunca vivi ali. Ufa! Falar de Salvador é sempre bom. São tantos detalhes! Andar no Pelô, no Mercado Modelo, subir o Elevador Lacerda, comer uma mariscada na Ribeira, ir à Igreja do Bonfim, contemplar a beleza do Pôr-do-Sol no Farol da Barra, comer um bom acarajé com muito camarão, bolinhos de estudante, pamonha de carimã, bejú de tapioca com côco, xinxin de galinha, vatapá, carurú, degustar uma verdadeira moqueca e muito mais. Contudo o que a Bahia tem de mais belo, não é tanto a sua geografia, mas são as pessoas que carregam na alma todo o sofrimento do descaso e a inobservância dos demais. Por ser a metrópole com maior quantidade de negros localizada fora da África, é conhecida como Roma Negra.

Férias em Salvador significam um calor, um mar de azul intenso, céu de brigadeiro, água de côco geladíssima, acarajé e abará com pimenta.
Para quem não conhece, fica a sugestão. Até as próximas férias. Espero ir a outro destino - Rssss.

3 comentários:

  1. Muito bem colocado, pois esses lugares retratam a origem da descoberta e o iníco da civilização Brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito grato pela sua participação, Eliab, no meu bloq. Espero que este contribua para aumentar o conhecimento de todos que o visitarem.

    ResponderExcluir
  3. Conhecer o Brasil através da rica história de Porto Seguro, nos faz viajar num passado e agradecer a Deus por ser brasileiro.

    ResponderExcluir

"Nossa meta não é transformarmo-nos, é copnhecermo-nos um ao outro e aprender a ver e respeitar no outro o que ele é: o oposto de nós e nosso complemento".
HERMANN HESSE

Powered By Blogger