terça-feira, 10 de novembro de 2009

Estúdio de gravação em casa. Será possível?

Bem amigos. No passado próximo essa condição era quase impossível. Talvez por causa da dificuldade e equipamentos compactos e acessíveis ao bolso dos usuários. Eu, particularmente, agradeço tudo isso ao Grande Criador por ter criado o homem segundo a Sua imagem e semelhança, dando-lhe condições de pensar, criar, testar, aprimorar e o melhor facilitar o acesso. É mais uma dádiva Divina. As vezes pensamos que somente somo abençoados quando recebemos algo de cunho pessoal, seja na nossa vida ou na de pessoas próximas. Vamos para por aqui. A intensão desta matéria é mostrar o quanto é fácil ter em casa, naquele espaço que apenas cabe uma computador, uma ferramenta que é o sonho de todos os músicos de plantão que eu conheço e até os que hei de conhecer. Em princípio vou falar sobre equipamentos necessários como: computador, placas de som, monitoração e aplicativos. Depois demostrarei como conectar os instrumentos. No final verão o quanto é simples e apenas conhecimento básico é necessário para gravr suas próprias músicas e até despertar interesse de gravadoras profissionais pelo seu trabalho ou da sua banda. Se voltarmos ao ponto de que tínhamos que pagar para alguem datilografar um currículo de emprego, hoje o músico pode facilitar a vida do contratante gravando seu rendimento musical e apresentá-lo como currículo por meio de mídias de vários tipos e formatos disponíveis no mercado mundial.


O Computador

Não é preciso um equipamento muito sofisticado. Graças a Deus a maioria dos PCs já possuem configurações prontinhas para suportar o desejado. Alguns já possuem até placas de som e softwares musicais, que por sinal, estão bastante ágeis. Porem vale listar alguma coisa apenas para ter uma base. A configuração de uma máquina adequada para o serviço tem que ter: Windows XP, com 256 de memória RAM, 600MHz, e um HD de 20G são suficientes.


A Placa de Som

A placa de som! Que coisinha misteriosa. Este equipamento de vários tipos, modelos, formatos e marcas é o grande segredo do sucesso. Não basta o computador ter a placa mais avançada do mundo da informática, para gravar com qualidade o seu áudio ou da sua banda faz-se necessário adquirí-la. Isso não quer dizer que tem que ser a mais cara ou a mais famosa. Lembre-se a melhor solução é saber associar o custo de aquisição ao seu benefício. Não vamos fazer esforço desnecessário! Mas falando de músico para músico, às vezes nos pegamos fazendo cada loucura! Vamos voltar ao tema. A função básica da placa de som é converter o sinal analógico em sinal digital. Como já foi dito, existem muitas opções e preços, mas o importante é verificar qual é real necessidade.

.

Se o músico for solo ou não se importar em registrar um instrumento por vez ou uma voz por vez a M-Audio e a Roland possuem interfaces USB que são verdadeiros estúdios miniaturas, como é o caso da “Fast Track Pro” da M-Audio. Essa placa de som USB, possui duas entradas de microfone pré-amplificada, duas conexões spdif, phantom power (para alimentação de microfones condensadores), saída para fone de ouvido, saída para monitores de estúdio, e um knob que controla a monitoração diretamente da placa, eliminando assim a sensação de “delay” em sua monitoração. Ah! Já estava esquecendo. Além dessas citadas anteriormente, ela tem uma conexão chamada insert que possibilita a entrada de efeitos externos, caso o músico queira incrementar sua gravação.

Outra boa opção é a interface da Roland, conhecido por "EDIROL". As especificações técnicas dessa placa se assemelha com a da M-Audio, apenas possui uma diferença. Ao invés de uma entrada SPDIF, essa dispõe de uma entrada digital. De igual modo à sua concorrente, esta também grava em 24bits/96khz. Uma vantagem a mais, caso o usuário tenha dúvida no critério de desempate, é que a Roland disponibiliza ao cliente o software mais conhecido pelos produtores domésticos, o Sonar LE.

Essas duas placas USB possibilitam que o usuário grave suas idéias sem a necessidade de nenhum outro aparelho entre o microfone ou seu instrumento e seu computador, sendo assim uma ferramenta extremamente útil e simples de ser utilizada.

Mas supomos que o músico seja aquele músico atrevido, "pra frente", ousado, curioso ou outras virtudes que os músicos têm. E deseje ou precise registrar mais vozes ou instrumentos ao mesmo tempo como gravar o ensaio da sua banda.

Todo músico que se presa tem uma banda ou um grupo que, mesmo de vez em quando, se reúnem para fazer uma barulhinho abençoado. Um dos instrumentos de maior complexidade é a bateria. Por não ser um único instrumento, mas na junção de vários instrumentos de percussão tocados pela mesma pessoa,. O bumbo é um instrumento, a caixa é outro, os pratos etc, necessitasse de uma placa de som que permita registrar esses instrumentos individualmente, porém ao mesmo tempo. Isso se consegue com placas multipistas. A exemplo dessas placas pode-se destacar a , talvez, mais conhecida - M-Audio Delta 10/10LT.

Por ser uma das placas multipistas de melhor relação custo/benefício a M-Audio Delta 10/10LT é a placa mais comercializada que conheço. Ela possui 8 entradas analógicas mais um par de conexões spdif. Com ela é possível gravar simultaneamente até 8 canais, possibilitando assim a gravação de uma bateria ou até de ensaios.

Importante salientar que mesmo possuindo esta placa, se faz necessária a aquisição de uma mesa de som que possua a função “direct out”. Com essa função a mesa libera cada canal por uma saída específica, possibilitando a gravação simultânea.

Dê um clique no link do site YouTube e confira um pequena demonstração:

http://www.youtube.com/watch?v=nb77l-NCPeI


A Monitoração

Qualquer Home Studio precisa de caixas ou fones para ouvir o que está sendo produzido. E ouvir bem, não alto, mas com qualidade, é fundamental.

Um bom monitor tem que ter uma boa resposta entre 20Hz e 20kHz. Isso vale tanto pras caixas quanto para os fones. Como iniciei alertando para o custo/benefício, não poderia deixar de lado o que tem no mercado de bom e barato. Parece até produto de camelô! Não é? Poderia até ser se não fossem os impostos tão altos para importar mercadorias do Paraguai. É! no PY em 2007 o par de monitor da Behringer MS-40, custava R$200,00.


Há também os que curtem monitorar por fones, mas lembre da frequência (esposta entre 20Hz e 20kHz) correta para se obter uma boa qualidade sonora na resposta dos trabalhos.

O fone exemplificado aqui é o Fone AKG k-55, que na mesma época, no mesmo local custava R$ 80,00.

Os Aplicativos

Os softwares de gravação de áudio em multitrack é onde tudo começa e termina. O conceito é simples. por exemplo, você grava um violão base. Depois, ouvindo o que gravou, grava o vocal em uma pista separada. Serão arquivos de áudio independentes, mas que tocarão simultaneamente conforme a gravação. Esse processo segue indefinidamente. Você pode gravar baixo, guitarras, bateria, vocais, e depois juntar tudo na sua banda virtual de um homem só. Produz-se a música.


Existem alguns aplicativos disponibilizados na NET quem podem até ser baixados gratuitamente.

O Adobe Audiction é um programa muito bom, herdeiro do Cool Edit. Tem também o Sonar para contar com a possibilidade de editar midis (para poder programar baterias VSTi's), e o Cubase, que se adapta melhor do que o Sonar aos VST's e VSTi's. Ah! VST's e VTSi's como Plugins acrescentados ao software de gravação para agregar algumas funcionalidades específicas.


Essa é a aimagem do CUBASE, mas todos se assemelam à maioria dos multitracks funcionais.



A verdade é que todos esses softwares fazem mais ou menos a mesma coisa e funcionam do mesmo modo. É bom pesquisar e ver qual se adapta melhor às suas necessidades. Na dúvida, recomento o Cubase 3 SX.


A partir do software de gravação é possível produzir músicas, gravando instrumento por instrumento.

Os Exemplos de conexão

As figuras demonstradas abaixo são tão explicativas que dispensão quaisquer informações adcionais, porém se alguém tiver dúvidas faça um comentário deixe seu e-mail que responderei com a maior satisfação.


Ex.1 - Setup básico

Ex.2 - Mesa antiga


Ex.3 - Interface apropriada

Por Gildo Denis

gil2008bahia@gmail.com

2 comentários:

  1. Este artigo é uma importância muito grande, principalmente para aqueles que têm interese em brincar de produtor em casa.

    ResponderExcluir

"Nossa meta não é transformarmo-nos, é copnhecermo-nos um ao outro e aprender a ver e respeitar no outro o que ele é: o oposto de nós e nosso complemento".
HERMANN HESSE

Powered By Blogger